O nosso mundo é, nos dias de hoje, cada vez mais um mundo de máquinas que nos ajudam a ter uma vida melhor, mas é fundamental respeitar mais o nosso planeta e o seu equilíbrio para garantir que os recursos naturais que ele nos oferece não são desperdiçados e não se esgotam. Para estarmos em harmonia com a mãe natureza temos que cuidar e respeitar os ciclos de vida que nela existem.
Óleos
Para isso é preciso estarmos atentos a todos os perigos que a possam ameaçar. Por exemplo sabia que basta apenas um litro de óleo lubrificante usado para contaminar um milhão de litros de água? Pois é. Os óleos lubrificantes são indispensáveis à nossa vida, porque são utilizados em muitas das coisas que usamos no nosso dia a dia, como os carros, as bicicletas, os barcos e até os aviões.
Se os óleos forem devidamente reutilizados são totalmente seguros e não apresentam nenhum perigo para o ambiente, mas quando isso não acontece os óleos usados tornam-se resíduos perigosos e passam a ser uma verdadeira ameaça para o ambiente e para a nossa saúde.
Mas tal como na natureza onde tudo funciona por ciclos, isto é, nasce, cresce, morre e depois volta a nascer. Os óleos usados também podem renascer e ter mais vidas voltando a ser usados no fabrico novos óleos ajudando a proteger o ambiente e a poupar os recursos naturais.
Esta é a missão da ECOLUB. Tudo começa quando compramos por exemplo óleo lubrificante novo e o utilizamos nos nossos carros. Após algum tempo de uso o óleo deixa de estar em boas condições e tem que ser substituído. E o que acontece estes óleos lubrificantes usados depois de serem trocados por novos? É simples: Se o óleo for trocado numa oficina, eles são armazenados em recipientes próprios chamados óleões. Depois, camiões especializados recolhem óleo usado, levam para análise em laboratório e a seguir para as fábricas de tratamento onde é feita a sua limpeza e renovação.

Em todo este processo a segurança é fundamental, quer na prevenção de derrames que podem dar origem à contaminação do solo e da água, como dos trabalhadores que fazem a recolha e que lidam todos os dias com o resíduo perigoso. Qualquer distração pode causar um acidente e ser um perigo para a saúde. O que acontece após este processo de tratamento?
Depois de tratados, os óleos podem seguir dois caminhos:
– A regeneração, que é um processo que consiste na nova afinação do óleo usado e que dá origem óleos base que misturado com outros produtos é usado no fabrico de novos óleos lubrificantes tal e qual como os que compramos inicialmente.
– Reciclagem em que os óleos usados tratados são reaproveitados para a criação de novos produtos depois usados, como por exemplo, no revestimento e pavimentos das nossas casas, estradas e até dos nossos jardins.
Assim se faz o ciclo de vida do óleo lubrificante reaproveitando tudo o que há de bom nele ajudando a proteger o meio ambiente e a poupar os seus recursos.
É precisamente este o contributo que a HMG-GENSET quer dar ao nosso planeta. Para isso obtivemos a certificação Ecolub, considerada como uma referência na requalificação de resíduos industriais perigosos.